terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

UM HOMEM CERTO PRA HORA CERTA

     
José era o homem melhor indicado para aquele ano, mês, dia e hora. Estava desposado com uma jovem do interior, ia casar-se com ela. A ansiedade, quem sabe, tomava conta do seu ser, não via a hora de buscar a sua amada, como é comum a todo homem quando se aproxima do dia de casamento. Ele a amava e a queria perto de si, mas os dias se arrastavam parecendo não querer que isso acontecesse.
De repente chega o dia tão almejado por ele, vai ao encontro de sua amada, e como o efeito de uma bomba, surge algo inesperado; sua amada estava grávida, e ele tinha plena certeza que não era o pai daquela criança. O que teria acontecido? Escolhera mal sua companheira? Aquela não era Maria, uma jovem de caráter invejável? Sim era Maria, uma jovem que servia ao Altíssimo não por medo de perdição, nem tão pouco por algum favor que Ele lhe dispensara. Servia-O de todo o seu coração, e ainda que o mundo inteiro se revoltasse contra ela, não abandonaria o seu Deus.
De ano em ano seguia com seus pais para Jerusalém para adorar o Deus verdadeiro. Desde quando se entendera por gente fazia aquela viagem; talvez fosse discriminada pela aristocracia, pelas mocinhas de sua idade, talvez se sentasse no último banco do templo, talvez recebesse gracejo pela maneira simples como se vestia; era uma moça pobre, mas de um coração rico de amor pelo seu Deus.
Naquela época, Israel estava debaixo do jugo de Roma, mas esperava um Messias que viesse livrá-lo daquele jugo. As jovens sabiam que O Messias haveria de nascer de uma virgem, porém esperavam que Ele nascesse do meio da alta sociedade por isso guardavam a sua virgindade para ser a mãe do REI DOS JUDEUS, muitas vezes morrendo sem contrair o matrimônio na esperança de ser a escolhida.
José foi o escolhido por Deus para lhes ser o esposo, pois o homem vê o exterior, mas Deus vê muito além, Ele vê o coração do homem ou mulher, para Deus não há diferença de sexo.
Com sua integridade e sabedoria de Deus soube esperar o seu tempo para servir de maneira maravilhosa ao REINO DE DEUS sendo o pai adotivo de Jesus o Salvador do mundo, auxiliando o menino no sustento material. José foi um personagem de grande valia para a execução do plano de salvação que Deus planejara para salvar o homem.
Os grandes pregadores nunca mencionam o nome de José em seus sermões, talvez desconheçam o seu valor como parte do plano de Deus para a salvação da humanidade.
A integridade desse homem e o amor que nutre pela jovem Maria me chamam a atenção; ele sabia que se falasse qualquer coisa a respeito da gravidez de sua amada, ela seria sumariamente executada, ou seja, morreria apedrejada. Essa era a lei que julgava o acusado de adultério, e essa era a sentença do condenado: a morte por apedrejamento.
Sabendo disso, resolvera deixá-la secretamente sem que ninguém o soubesse, ele a amava e não queria ver sua amada ser apedrejada em sua frente.
Eu me pergunto: qual seria a minha atitude nesse momento? E a sua atitude, qual seria?
Deus escolhe as pessoas certas pra hora certa. Conhecendo Deus a sua intenção enviou o seu anjo para que o advertisse a que recebesse Maria, pois o que nela estava gerado era obra do Espírito Santo. Era o Salvador da humanidade.
Voltou atrás e recebeu sua esposa, e cuidou dela até que desse a luz ao menino Jesus, e, até a sua morte não abandonou a sua amada.
José foi o homem certo pra hora certa. Deus prepara as pessoas certas para o momento certo.
Quem sabe você está pensando que não há nenhum propósito para sua vida, já desistiu de lutar, pois tudo o que faz dar errado. Talvez não seja visto pelos dirigentes da igreja, não tem uma oportunidade para expressar sua alegria em Deus. Pois saiba de uma coisa: no devido tempo Deus se levantará em seu favor para te exaltar; somente espera no Senhor, o seu relógio não atrasa e nem adianta; é tudo na hora certa.
Eu me recordo de uma jovem judia que foi escolhida para servir no palácio do rei Assuero, justamente no tempo em que os judeus estavam passando por um momento de perseguição. O grande inimigo do povo de Deus queria por todos os meios eliminá-los da face da Terra, porém Ester a Rainha escolhida para esposa do rei intercedeu valentemente por seu povo e obteve grande vitória, conseguindo assim, que o inimigo dos judeus fosse derrotado e pagasse o mal que queria lhes fazer com a própria vida.
Quem sabe, não foi para hoje que Deus te reservou? Ou para amanhã talvez? O importante é não perder a graça de Deus, é não sair da direção divina. Muitos saíram e perderam a bênção, e o pior, perderam também a salvação o que é a pior perda que um ser humano pode ter.
Portanto fique onde está, na posição de vaso, porque Deus te escolheu, assim como escolheu José, para o momento certo e hora certa, mas é preciso manter a integridade assim também como José manteve-se íntegro.
Lembre-se de José filho de Jacó, o que lhes aconteceu; e que depois de tantas provações foi exaltado e chegou a ser governador no Egito!
Quando tinha tudo para renunciar, manteve-se firme esperando no seu Deus.
Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: Ec 3.1 (Bíblia Sagrada).

Nenhum comentário:

Postar um comentário